quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Devaneios de Outono


Qual outono? Estamos a 14 de Outubro e ainda temos Sol para dar e vender. Só não conseguimos é agarrar a energia ilimitada que nos concede, gratuitamente.

Em vez disso vamos todos para as praias, curtir, alegres e contentes (como diria um conhecido jogador de futebol).


Antes do desistente José Manuel Durão Barroso ter abandonado o barco pisgando-se para Bruxelas, uma das pedras-de-toque do seu Ministro do Trabalho, Bagão Félix, relacionava-se com a baixa produção dos funcionários portugueses.

Então, criou-se um Código de Trabalho novo. Este Código, imediatamente contestado por todas as plataformas sindicais, foi motivo para “pancada” ao governo durante meses, e a sua aprovação não foi muito pacífica, se bem se lembram.

Depois veio o governo de Sócas.

Epá, calma lá amigo, que a produção dos trabalhadores portugueses ainda é muito baixa. Então toca de rever o Código do Trabalho e meter ali mais uns pózinhos para meter a malta a trabalhar.

Não funcionou, mas desta vez só foi contesado por uma central sindical, a eternamente “contra-tudo-e-contra-todos” CGTP-IN.

Lá passou na AR o Código de Trabalho do Sócas, aprovado pela maioria socialista.

Então, mas a UGT não contestou?

Claro que não. Não nos esqueçamos que o seu dirigente máximo se senta na Direcção Nacional do Partido Socialista, ao lado do Primeiro Ministro de Portugal.

É assim que defendem os direitos dos trabalhadores? A pactuar com gente como esta?

Ao menos no PCP são suficientemente inteligentes para não deixar Carvalho da Silva sentar o rabinho no Comité Central.

Sem comentários: