segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Parabéns Gil Canha!

Não posso deixar passar em branco a eleição de Gil Canha para a vereação da Câmara Municipal do Funchal, bem como a entrada de Eduardo Pedro Welsh, Raquel Coelho e Baltasar Aguiar, para a Assembleia Municipal daquele município.

Gil Canha e companheiros, candidatos pelo Partido da Nova Democracia, estão de parabéns.

Não posso deixar de ficar feliz, quando a noite passada, já tarde, vi os resultados finais.

Residi no Funchal durante alguns anos, e tive a oportunidade de sentir na pele a asfixia democrática. Sim, ela existe e parece que nunca mais acaba. Talvez quando o PSD deixar de ganhar o Governo Regional da Madeira... o problema é que isso nunca mais acontece.

Sim, a Madeira é o perfeito exemplo da asfixia. Sua Excelência o Presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim (AJJ), é um ditador controleiro, que manda e desmanda a seu bel-prazer, sejam empresários, presidentes de clubes, ou o que mais entender.

AJJ controla a Madeira de uma forma eficiente. Ao longo dos anos, o PSD/M foi controlando todo o aparelho governamental, concedendo favores a uma mão-cheia de grandes empresários, a quem mais tarde esses mesmos favores foram cobrados, com juros altíssimos.

A cobrança colocou esses empresários nas mãos do Governo Regional. A partir daqui é a história que se conhece: acusções atrás de acusações relacionadas com corrupção, favorecimento, empregos aos candidatos, amigos e filhos... enfim, Caciquismo, tão condenado por todas as pessoas em Portugal... Continental.

Ora, se sabemos como se formam as condições ideiais para o aparecimento do Caciquismo;
se sabemos quais são as suas consequências a longo prazo para o local que habitamos;
se desaprovamos a continuidade de um poder caciquista (como o de AJJ);
ENTÃO PORQUE RAIO NÃO CHEIRAM O CACIQUISMO QUANDO VOS APARECE À
FRENTE???

Já o escrevi neste blogue e volto a escrever: Vivemos os últimos quatro anos numa ditadura encapotada, que o facto de Socas ter ganho sem maioria não vai invalidar.

Os responsáveis por manter a "máquina" a trabalhar continuam nos mesmos sítios. Controlando em nome de quem "manda". Os servis dependentes do sistema, que acabam por votar por sistema em quem "manda", são empregados nos mais diversos departamentos de edilidades, institutos públicos ou empresas municipais, garantindo para si o sustento e para a "máquina" a devoção e empenho para que os elos não se quebrem. Só Deus sabe o que aconteceria...

Este tipo de governação (nacional, regional ou local), implica gastos avultados com recursos humanos, mesmo que não sejam necessários para efectuar qualquer tipo de serviço.

Não quero com isto dizer que todos os funcionários são iguais. De maneira nenhuma. Conheço grandes profissionais, das mais diversas áreas, que trabalham na função pública, alguns até em lugar de nomeação política. Mas são profissionais. E bons, como todos deveriam ser. Emprenhados em fazer o seu trabalho e prestar um bom serviço à comunidade.

Gil Canha, Eduardo Pedro Welsh, Raquel Coelho e Baltasar Aguiar representam a candidatura "Canhão Contra a Corrupção". Embora se devam sempre denunciar os casos de corrupção, se há algum sítio no país onde todos clamam por saber o que foi feito com o seu dinheiro é na Madeira.

Sem comentários: